Prefeitura Covid 19 / Internas

60 anos de história Volkswagen Anchieta



Volkswagen celebra 60 anos de história da fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo (SP)

A Volkswagen comemora hoje (18) os 60 anos de história da sua fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP). A celebração é marcada pelos 14 milhões de veículos produzidos na unidade, que foi a primeira fábrica da multinacional construída fora da Alemanha. O complexo industrial abriga atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos. Em sua história, mais de oito mil unidades do Fusca produzidas na Anchieta foram emplacadas só em 1959, ano da inauguração, um volume muito acima das duas mil unidades vendidas entre 1953 e 1957, quando o modelo vinha da Alemanha juntamente com a Kombi, para ser montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Uma coleção de relíquias do automobilismo brasileiro

60 anos de história: Uma coleção de relíquias do automobilismo brasileiro

A partir de 1962, o Fusca, que viria a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas em 1972, já era líder de vendas do mercado brasileiro, posição que manteria por 24 anos consecutivos. A fábrica foi também responsável pela produção de modelos exportados a partir de 1970. Entre os carros memoráveis feitos em São Bernardo do Campo, além de Fusca e Kombi, estão: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, a fábrica produz Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross. O início da década de 1970 ainda foi marcada pela construção do Laboratório de Segurança Veicular, levando a Volkswagen a realizar crash tests no Brasil. Outro ponto marcante da história da fabricante ocorreu no início dos anos

2000, quando foi inaugurada a linha de montagem do Polo, carro de plata – forma mundial. A chamada ‘Nova Anchieta’, que recebeu à época investimentos de R$ 2 bilhões, era equipada com as tecnologias e pro – cessos que incluíam 400 robôs, sol – da a laser e pintura automatizada. Já em 2017 a empresa, que adotou a estratégia modular MQB, investiu nas áreas de Planejamento, Infraestrutura, TI e Logística, com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0. Em agosto deste ano, a Volkswagen comunicou o investi – mento de R$ 2,4 bilhões destinados a um novo lançamento em 2020, incluindo aportes em digitalização, sistemas de TI e inovações tecnoló – gicas na unidade.

60 anos de história: Unidade Anchieta hoje produz uma gama de veículos
Unidade Anchieta hoje produz uma gama de veículos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades..