ED68 - Renault

A história do Volks Clube em Goiás



Em comemoração ao dia Mundial do Fusca, dia 22 junho, vamos passear pela história do maior clube do Centro-Oeste Brasileiro em carros Volkswagen refrigerados a ar, os famosos Air Cooled , o Volks Clube de Goiás.

Encontro Posto de Gasolina
Encontro Posto de Gasolina

No ano 2000 um grupo de amigos teve a ideia de começar um clube de veículos VW em Goiânia, já que faziam reuniões todo sábado na Auto Capas Coimbra empresa do Sr. Ronaldo Fonseca, que é um dos maiores conhecedores de VW na região e trabalha com restauração de antigos. Assim Joberson, Anderson, Ronaldo e Ernane se reuniam e compartilhavam da mesma ideia, passando a se encontrar em praças de Goiânia.

Em 2002, foi planejada uma grande carreata pelas ruas de Goiânia com a ajuda do amigo Carlos Alberto Jr (Jr. Jiló), que começava a restaurar VW´s, foi chamado a conseguir mais carros com os Mecânicos Branco e Chiclete, grandes entusiastas da VW. A carreata foi um sucesso com 75 veículos, saindo da Auto Capas Coimbra e chegando ao Posto BR (hoje Posto Flamboyant), foram mais quato encontros no local, mas sem grande participação. Ficando restrito apenas nos fóruns existentes na internet dos apaixonados por fusca em Goiânia.

Em agosto de 2005 foi instituído o “Encontro Interclubes” – (CVAGO, União V8, Opalagyn, Puma Clube e Volkswagen Clube de Goiás) e participaram: Joberson, Ernane, Anderson, Ronaldo, Wellington e Kildare. O evento aconteceu, no início, na praça cívica, depois passou para o Cepal do Setor Sul, mas o clube ainda era somente uma ideia sem grandes objetivos. Com o projeto parado, tínhamos participação apenas via internet e no Interclubes.

 Primeiro Encontro Interclubes na Praça Cívica em Goiânia
Primeiro Encontro Interclubes na Praça Cívica em Goiânia

Mais de 200 associados ativos

Ocorreu então o passo decisivo para a criação oficial do Volks Clube de Goiás, em dezembro de 2006, quando a turma se reencontrou: via Fórum Fusca Brasil na internet, Daniel Larroque, apaixonado por VW ainda morando em Mato Grosso encontrou com Fernando Bastos, apaixonado em fuscas e Vinícius Mamede que já era muito conhecido no meio dos VW em Goiás e grande conhecedor na área do antigomobilismo em Goiânia. Esses “internautas” tornaram-se amigos e marcaram de se encontrar nos Interclubes de final de ano. Viram então a possibilidade concreta de fundar um clube, já que conseguiram a liberação do local de encontros (Posto T-13) e o passo seguinte era reunir os outros participantes do fórum na internet.

Então Vinicius Mamede, através do fórum marcou uma reunião no Posto T-13 no dia 05 de março de 2007, estando presentes os sócios fundadores, Joberson Silvestre, Daniel Larroque, Anderson Canto, Vinicius Mamede, Fernando Bastos, Ernane de Castro e Ronaldo Fonseca, onde foi apresentada a logomarca, desenho oficial, estatuto, modelo de camisas e projeto da associação. Foi feita uma votação para escolha de cargos e mudado o nome para Volks Clube de Goiás, tendo a primeira reunião semanal marcada para a sexta seguinte, dia 09 de março de 2007.

E hoje somos uma grande associação, com mais de 200 associados ativos, onde existem grupos convergentes e divergentes de ideias, mas com muito trabalho e dedicação, pois uma associação deste vulto é complexa e bem diferente de um simples grupo de amigos, mas todos com um só propósito, preservar e amar estes carros incríveis, e para que todos estejam dentro da mesma família, a família Volks Clube de Goiás.

Dia Mundial do Fusca em 2013 Volks Clube de Goiás
Dia Mundial do Fusca em 2013 Volks Clube de Goiás

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades..