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Novo 911 Turbo S 992 – O carro “usável” mais rápido que você pode comprar



Ele pode te levar na padaria com conforto e praticidade, mesmo fazendo 0-100 em 2,7s.

Foto: Divulgação/Porsche

Unanimidades são raras (nós sabemos) mas elas existem. Uma unanimidade que perdura por décadas envolve o 911 Turbo – se você quer um carro esportivo e deixa-lo parado durante a semana não é uma opção, nenhum produto vai te entregar tanto quanto ele.

Me arrisco dizer que foi na geração 993 (1993-1998) que o 911 alcançou esse status. Enquanto os esportivos italianos não se sentiam muito bem encarando trânsitos pesados, asfaltos ruins e climas adversos, o 911 transitava em todas as situações com maestria. Bem acabado, discreto e confortável – ele poderia te acompanhar diariamente, sem problemas. As coisas ficavam ainda mais interessantes quando falamos das versões Turbo e Turbo S, que ofereciam níveis de potência e desempenho à altura de esportivos mais caros e exóticos.

Foto: Total911

O tempo se passou, ele ganhou mais potência e usabilidade mas também ganhou peso e proporção. Hoje, o cliente que procura uma experiência mais comunicativa, com menos massa, mais agilidade e menor entre-eixos, encontra na linha Porsche os Cayman/Boxster – papel que outrora seria do 911. Mas isso não é ruim. Ele não ficou pior, pelo contrário, continua magnífico como nunca. Digamos apenas que ele mudou um pouco sua proposta, combinado?

O recém lançado Turbo S da geração 992 acaba de ser apresentado e, francamente, é assustador. Seu flat-six de 3,8 litros recebeu extensas atualizações, que vão do sistema de admissão à disposição e tamanho dos turbocompressores. Agora são 650cv e 81,5kgfm de torque. Um ganho de 70cv e 5,1kgfm em relação à geração anterior.

Foto: Divulgação/Porsche

Outras evoluções importantes estão no câmbio e na aderência mecânica e aerodinâmica. O câmbio PDK agora conta com uma marcha a mais (8) para viagens mais silenciosas e com um consumo de combustível menor. As rodas traseiras de 21 polegadas agora calçam enormes pneus 315/30 e o novo pacote aerodinâmico rendeu 15% a mais de downforce. O resultado de tudo isso? 0-100 em 2,7 segundos. Isso mesmo, dois vírgula sete segundos.

Quer mais? 0-200 em 8,9s e velocidade máxima de 328km/h. Sabemos, entretanto, que no mundo real a coisa será ainda mais assustadora. A Porsche é conhecida por ser extremamente conservadora em seus dados de desempenho. Diferente de algumas montadoras que não te contam que tais números são obtidos nas melhores condições de temperatura/altitude/asfalto/combustível possíveis (e dificilmente serão alcançados no mundo real) – tenha certeza que em um Turbo S você conseguirá obter esses números em qualquer condição. Se forem favoráveis, não se surpreenda se os tempos de aceleração despencarem – não duvido surgirem relatos de 0-100 na casa dos 2,5s e velocidade máxima além dos 340km/h.

Lembra quando o comparamos com Cayman/Boxster? Então, como haviamos conversado, obter esses números de desempenho sem abrir mão de conforto e usabilidade tem um preço. O Turbo S 992 ficou marginalmente maior e mais largo, principalmente na dianteira, onde as bitolas cresceram 4,2cm.

Se você tiver R$ 1,3 milhão e estiver disposto a ir na padaria todos os dias com muita classe e emoção, nos faça um favor, aguarde o segundo semestre e vá na concessionária Porsche mais próxima de você.

Foto: Divulgação/Porsche
Foto: Divulgação/Porsche

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