Interna Post ED57

Mobilidade Urbana: o exemplo da Prefeitura de Aparecida de Goiânia



Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem atuado para melhorar o trânsito da cidade, promovendo a implantação de viadutos, eixos, ciclovias e faixas para motos

Com apenas 56 anos de emancipação política e 97 de fundação, Aparecida de Goiânia está em constante crescimento e é uma das cidades que mais avançam na economia e infraestrutura. Com cerca de 600 mil habitantes, o município se prepara para enfrentar os desafios das próximas décadas e uma das preocupações da gestão municipal é com a mobilidade urbana. Nos últimos anos, diversas obras foram executadas para melhorias na fluidez do trânsito na cidade.
Segundo o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha para acompanhar o crescimento da cidade, investir em obras de mobilidade urbana é imprescindível. “Esse é um ponto que está sendo priorizado em minha gestão. A ideia é que as pessoas tenham menos tempo dentro de carros e ônibus e mais qualidade de vida. Por meio de parcerias nós vamos continuar buscando novas soluções para melhorar a vida das pessoas que se deslocam em Aparecida”, ressaltou. Entre as intervenções,

Prefeitura de Aparecida de Goiânia - Prefeito de Aparecida de Goiânia

Borges no cruzamento das avenidas São Paulo e Tapajós na Vila Brasília. Orçada em R$ 13 milhões e construída com recursos próprios, a obra acabou com o maior ponto de congestionamento na cidade, melhorando a trafegabilidade de 50 mil veículos e de mais de 100 mil pessoas que passam pelo local diariamente.


GALERIA CIDADE

O viaduto foi o primeiro ponto a receber o projeto Galeria Cidade que tem por objetivo incentivar a arte urbana e valorizar o patrimônio público do município, dando maior visibilidade aos espaços. O artista responsável pelos painéis do viaduto João Antônio Borges, é o Marcelo Costa que, segundo ele, as pessoas que passarem pelo local “não verão concreto, mas irão enxergar arte”. Eixos estruturantes ligam a cidade de ponta a ponta Para interligar regiões importantes e distintas da cidade, que antes não contavam com acessos rápidos, foram construídos quatro eixos estruturantes de Norte a Sul. O ENS 01 – via de 13 km que interliga os bairros da região Leste chegando ao Centro da cidade ajuda a diminuir o fluxo de veículos na BR-153, rodovia federal que corta Aparecida. Beneficiando quem mora nos bairros centrais e desejam ir para Goiânia, foi construído o ENS 03 – que interliga o Centro à Avenida São Paulo, passando pela Vila Maria e Vila Alzira. Já o ENS 04 – que interliga a Avenida São Paulo ao Anel Viário, dando maior mobilidade para os moradores da região do Jardim Mont Serrat e Papillon Park. E por fim foi construído também o ENS05, que é uma elipse que interliga bairros importantes como Bairro Cardoso, Helvécia, Bairro Hilda e Cidade Vera Cruz, diminuindo a distância de locomoção dos motoristas que precisam ir de um bairro a outro, saindo do Anel Viário em direção à Avenida Rio Verde e vice-versa.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia - Visão de cima do Viaduto São Paulo
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - Viaduto São Paulo


CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

Para atender as necessidades do crescimento urbano e populacional da cidade, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia está implantando quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em regiões diferentes do município. O projeto de mobilidade urbana passou por estudo técnico de engenharia e está sendo executado pelas secretarias de Infraestrutura e Mobilidade e Defesa Social, e tem como objetivo, propor aos condutores de veículos, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro e acessível nas ruas da cidade. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o projeto de mobilidade urbana contempla os eixos Norte-Sul, Leste-Oeste, São João e a trincheira da Avenida São Paulo – que interligam as regiões de Aparecida. Nestes pontos serão implantados cerca de 20 mil metros de ciclovia e ciclofaixas; 39 mil metros de calçadas, 31 mil metros de paisagismo; 2,5 mil metros de asfalto e recapeamento; 17.780 mil metros de meio- -fio e 104 novos pontos de ônibus. As obras são parte do financiamento do Programa Pró-Transporte da Caixa Econômica Federal e União cujo investimento é de R$ 57 milhões.


FAIXA SEGURA

Pensando na segurança dos motociclistas e ciclistas, que trafegam pelo município, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade iniciou dia 13 de janeiro, a implantação da faixa para motos nos sinaleiros das principais avenidas da cidade. A ação consiste em um espaço reservado para que os motociclistas e ciclistas aguardarem a abertura do semáforo, como forma de prevenir acidentes no momento da arrancada e dando a oportunidade de não ficarem entre os corredores formados pelos veículos automotores.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia - FAIXA SEGURA PARA MOTOS

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades..