ED69 - Belcar

Super Cross Brasil – Os desafios de agora – atletas em ritmo de preparação



O fatídico ano pandêmico passou, mas continua a desafiar a humanidade. Ainda bem, a vacina está chegando e surge uma nova esperança do retorno das atividades ao “Novo Normal”. Agora o mundo começa a respirar diferente, acreditando na esperança. Em 2020, todas as competições do BMX nacional foram canceladas e até os jogos olímpicos de Tókio, no Japão, ameaçaram ser adiados.

Durante todo esse templo de clausura e retiro, atletas de alto rendimento tiveram que se reciclar e continuar treinando duro dentro das novas possibilidades impostas pela condição sanitária mundial.


Super Cross Brasil

Curitiba está inaugurando a segunda pista de Super Cross do Brasil. No final de 2020 a capital paranaense entregou sua nova atração ao público e aos atletas de todo país. O estado do Paraná conta agora com as únicas duas pistas da modalidade em nosso país, a primeira foi a de Londrina.


Calendário – FGC 2021

Para 2021 já temos no calendário da Federação Goiana de Ciclismo FGC a previsão de duas provas, o campeonato goiano em 21 de março e a copa Brasil em 26 de setembro, ambas em Goiânia.

No calendário União do Ciclismo Internacional UCI já consta o campeonato brasileiro, a ser realizado em Londrina, nos dias 3 e 4 de julho. O Comitê Olímpico Internacional – COI agendou os jogos olímpicos para o período entre 23 de julho e 8 de agosto. Um desafio para o Japão.

De olho nos calendários os atletas já começaram suas atividades. Uma técnica bastante utilizada nos treinamentos dos melhores são baseados no modelo de periodização blocada de Verkhoshanski que consiste em dividir os períodos de treinamento em blocos distintos onde o primeiro visa aumentar a capacidade física e o segundo em aprimorar a capacidade técnica.

Tudo isso é projetado para que o atleta chegue na data da competição determinada em sua melhor condição física e técnica, o que acontece ao final dos dois primeiros blocos propostos.


Pista Goiana parada

Super Cross Brasil - Bruno Mendes pegando pesado

O estado de Goiás já tem um belo projeto de pista Super Cross para ser construído no Autódromo Internacional de Goiânia, mas continua engavetado, esperamos que seja construída em breve, pois os atletas goianos merecem treinar no que há de melhor, a grande maioria têm se destacado no cenário nacional com bons resultados. Temos um grande potencial para produzir atletas olímpicos para 2024.

Além dos atletas que encantam com suas apresentações, o público também ganha, pois assiste a uma competição de Super C que se torna um excelente programa para as famílias de nosso Estado, um evento inesquecível. O esporte e o lazer só têm a ganhar.


Super Cross Brasil - Alessandro Costa Andrade Promotor de BMX / Correspondente ACN

Alessandro Costa Andrade Promotor de BMX / Correspondente ACN

alessandrocostaandrade@msn.com
+55 (62) 9.8411-2732

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades..