Interna Post ED57

Um patrimônio da humanidade no coração de Aparecida de Goiânia



PAULO VEIGA JARDIM LUTA SOZINHO PELA PRESERVAÇÃO DA ÁREA HÁ MAIS DE 30 ANOS

O renomado fotógrafo e ambientalista, Paulo Roberto Veiga Jardim vem lutando sozinho, há mais de 30 anos, pela preservação de sua propriedade, uma reserva ecológica de 44 mil metros quadrados dentro de Aparecida de Goiânia, no Parque Veiga Jardim. A área abriga sete nascentes, uma infinidade de árvores raras e vegetações típicas de Mata Atlântica, animais, pássaros exuberantes que a transforma em uma suntuosa reserva ecológica, herança que ele preserva até hoje com muito carinho.

PAULO VEIGA JARDIM LUTA SOZINHO PELA PRESERVAÇÃO DA ÁREA HÁ MAIS DE 30 ANOS

O QUE ERA UM DESCAMPADO TORNOU-SE UMA VERDADEIRA FLORESTA

Temendo o crescimento populacional da região e a possível depredação do local, Paulo Veiga tem buscado os veículos de comunicação para fazer um alerta, pois trata-se de um verdadeiro pulmão natural, no centro da cidade. O editor Paulo Menegazzo e o fotógrafo Adhemar Gomes andaram por caminhos deslumbrantes da reserva. Mesmo com o tempo chuvoso, a equipe percorreu uma trilha que levou a uma represa com peixes, gansos e patos. A exuberante vegetação e as árvores gigantes faziam toda a diferença. “Até o ar aqui dentro é mais puro”, comentou Paulo Menegazzo. Durante o passeio Paulo Veiga destacou que ele e sua companheira, jornalista e ambientalista Lucilane Estolano, há mais de 20 anos, vêm preservando a área de predadores externos e das intempéries do tempo. “Já plantamos mais de 15.000 mudas de árvores de diferentes espécies, algumas nativas do cerrado e outras da Mata Atlântica”, destaca. Eles já colecionam exemplares de ipês amarelos, roxo e branco, seringueira, pau-brasil, jequitibá, castanha do Pará, mogno e muitas outras espécies que se adaptam àquele tipo de solo. “Esse lugar é abençoado”, comemora Paulo Veiga. “Conseguimos recuperar as sete nascentes que existem dentro da nossa reserva, toda essa riqueza de água pura e cristalina e abundante acaba sendo jogada, desperdiçada na rede pluvial que vai servir de aleitamento para o Rio Santo Antônio, localizado logo abaixo da Reserva”, lamenta. “Na época da seca, este riacho se transforma em um pequeno balneário, raso, com águas claras e areias brancas que podem ser aproveitadas pela população”, sugeriu.


PÁSSAROS E PRIMATAS

A Reserva Ecológica tem ainda seus habitantes naturais e trilhas para serem desbravadas com mais de 4 km de caminhada. Diferentes espécies de aves e primatas transitam pela floresta, como o Bugiu, conhecido também como Bartata ou Guriba e Saguis.


PLANOS E AÇÕES AMBIENTAIS

Paulo Veiga tem muitos planos para a sua reserva. Ele busca apoio dos órgãos públicos para o fechamento da área a fim de aumentar a segurança, evitar depredações, e invasões diversas que colocam em risco esse valioso patrimônio da humanidade, bem no centro da cidade. “Seria uma providência urgente”, destaca. E completa: “Ao redor da área poderemos construir uma pista de caminhadas com cerca de 5 km, e os muros que protegem a reserva, servirão de galeria aberta de arte para os grafiteiros do bem”, sugere. Depois dessas providências, a reserva estaria em condições de receber a visitação de crianças da rede de ensino municipal para conhecerem a biodiversidade da reserva através da Educação Ambiental. “Preservar a natureza é uma bela lição que se aprende logo cedo”, destacou Lucilane, que além da paixão pelo meio-ambiente também trabalha diariamente na preservação da reserva. O casal já foi assediado por empreiteiros que gostariam de comprar a área para transforma-la em condomínio. Mas isso não está nos planos do casal. “Precisamos deixar alguma herança viva para o mundo, digna e eterna para as futuras gerações, para os nossos filhos e netos”, sentencia Paulo Veiga.

Orenomado fotógrafo e ambientalista, Paulo Roberto Veiga Jardim vem lutando sozinho, há
mais de 30 anos, pela preservação de
sua propriedade, uma reserva ecológica de 44 mil metros quadrados dentro
de Aparecida de Goiânia

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades..